Curso de Gastronomia promoveu Jantar Argentino na Faculdade de Ilhéus

Estudantes do quarto semestre do curso de Gastronomia da Faculdade Madre Thaís promoveram um jantar temático focado na Cozinha Argentina, no Salão Gourmet da Faculdade de Ilhéus, bastante elogiado pelos convidados para a degustação. Na oportunidade, o ambiente foi decorado nas cores azul-celeste e branca, e ao som do gênero musical nascido nos subúrbios de Buenos Aires, o Tango, uma das maiores expressões culturais do país.

Entre os convidados, a senhora Maria Heloína Moura Costa, com vasta experiência em organização de jantares beneficentes pela Casa da Amizade do Rotary Clube de Ilhéus, e sua filha, a pediatra Mônica Moura Costa, professora do curso de Medicina da UESC, entre outros. Vale ressaltar que a médica Mônica Moura Costa, que durante a pandemia da covid-19 montou vários tipos de mesa de jantar em sua residência, demonstrou-se entusiasta com o projeto do curso ao adentrar o salão e expressou “Virei a todos os jantares que for convidada.”    

Segundo o Chef André Cabral, que coordenada o curso de Gastronomia, o evento serviu para aferição de nota da disciplina Cozinha das Américas. Os estudantes ficaram encarregados de escolher o país da América do Sul, menos o Brasil, bem como o cardápio. Eles são avaliados pela apresentação do tema e seus pratos; textura, sabor e ponto de cozimento dos alimentos, dentre outros itens, como o orçamento, que tem que fechar certinho, e a comercialização dos convites.   

De entrada, Provoleta (queijo provolone grelhado com orégano e pimenta), servida numa tigela ramequim. O prato principal: Lombo de porco com pêssego (carne cozida lentamente, combinada com pêssegos frescos, resultando em uma explosão de sabores agridoces). E de sobremesa: Bolo Tres Leches (bolo de textura macia, umedecido com três tipos de leite, e finalizado com uma camada de creme chantilly). 

A convidada Enites Carvalho Mattar informou que o esposo Marco Mattar, graduado em Engenharia Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, não sabia fazer um café e, hoje, ela está surpresa com as habilidades que o empresário desenvolveu após o início do curso de Gastronomia. “Temos experimentado umas coisas deliciosas feitas por ele”, afirmou.

A pedagoga Selma Possidônio Moura também externou a sua opinião: “Amei tudo, achei tudo delicioso, tudo lindo. Gostei da apresentação dos pratos e do ambiente que eles criaram para nos receber”. Dona Edna Késia Oliveira não conteve a emoção ao ver a Giovana em atividade com a dólmã, quase terminando o curso, depois de enfrentar vários percalços com a perda do pai, principal incentivador da profissão que a filha pretende abraçar.

Já a proprietária do Varanda Café Bistrô, administradora de empresas Elma Cunha, formada em Cozinha Internacional pelo Senac, disse que divide a cozinha do seu empreendimento com a estudante do curso de Gastronomia, Rejjane, e que juntas preparam coisas deliciosas para servir aos clientes, e finalizou dizendo “Ela é muito boa cozinheira”.